Projeto

O PodChasque é um podcast que busca difundir, discutir e esclarecer a cultura nativa do sul do Brasil. Através de textos e músicas, relacionando-as e buscando mostrar a diversidade de temas e propostas trabalhadas no sul do país. Este projeto faz parte do Projeto Invernia, que surgiu na década de 90, com um grupo de amigos e, pouco a pouco, evoluiu para um grupo musical que participou de diversos festivais de música nativista e decidiu parar o grupo em 2008. O projeto do PodChasque surgiu em 2011 através do Robson Fogaça, e colocado no ar um ano depois.

O nome PodChasque surgiu da mescla do termo podcast com Chasque, que quer dizer mensageiro despachado, com aviso ou recado urgente, de um lugar para o outro; próprio. Uma outra vertente diz que a palavra surgiu no período Inca, quando o termo chasque era usado para os jovens, atléticos e com ótima memória – pois este povo não dominava a escrita – que percorria a estradas do império a pé, para levar mensagens aos mais remotos cantos de acordo com a urgência e necessidade. Pois bem, não vemos ligação mais forte e mais óbvia com a proposta do projeto! 🙂

CHASQUE, s. Mensageiro, estafeta, próprio, pessoa que se despacha levando uma mensagem. || Carta, aviso, recado, desafio. || O mesmo que chasqui.

(Fonte: Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul – Zeno Cardoso Nunes e Rui Cardoso Nunes – 6a. Edição – Martins Livreiro)

Entretanto, mais importante que contarmos as histórias e distribuirmos o nosso conteúdo é contar com a participação de cada um dos ouvintes, motivá-los a participar, distribuir e evoluir na proposta de que juntos podemos ser mais fortes e levar nossa cultura adiante.

Acompanhe-nos também pelas redes sociais:

 

Anúncios

Deixa teu chasque aqui pra gente! (Ele passará por um filtro antes de ser publicado, para mantermos um bom nível e evitarmos a disseminação de vírus)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s